Como iniciamos a mudança de mindset da Dimas Construções?

O processo de mudança de mindset de uma empresa passa por diferentes estágios. Da percepção de necessidade dessa mudança ao engajamento de todo o time, as ações dos gestores interferem diretamente na qualidade do caminho para um novo posicionamento interno e externo da empresa.

No final de 2017, a Dimas Construções passou por uma importante virada de chave do seu posicionamento. Não fazia mais sentido ser apenas uma empresa de construção civil quando se está investindo em inovação, tecnologia e ampliando a visão de mercado. Dimas Construções é uma empresa de tecnologia que constrói.

Ao passar por essa transformação, o chamado para a mudança interna atingiu todos os setores. Andreia Vieira, gerente administrativo, contou como foi participar de todos os estágios de mudança. Neste post falaremos de como foi começar essa mudança que marcou os últimos dois anos da empresa.

O desafio recebido a partir da diretoria necessitava uma abordagem diferente e a participação deveria ser de todos. O primeiro passo foi abrir totalmente o canal de conversa com os colaboradores. “Realizamos diversas reuniões para alinhamento com todas as equipes, da obra (engenheiros, técnicos e almoxarifes) do administrativo (financeiro, contabilidade, projetos), arquitetos e o Marketing para sugerir melhorias que a empresa deveria realizar”, conta Andreia. No encontro batizado de “Ajudando a Construir a Dimas 4.0” foram apontados mais de 170 pontos de melhoria. Usados como ponto de partida, os pontos serviram para gerar soluções mais ágeis e racionais para os processos administrativos e de execução da obra.

“Algumas sugestões de melhoria começaram a ser colocadas em prática, mas como a entrega do D/One era a prioridade na época para todos os setores, nem todas soluções evoluíram. Com isso, identificamos a necessidade de fazermos dinâmicas com a equipe para promover integração e exercitar algumas metodologias para realização das mudanças”.

Andreia Vieira, gerente administrativo

Para ajudar na integração, foi criado o evento Innovation Day, onde convidados trazem conteúdo que agregam conhecimento em um ambiente que desperta a criatividade. De lá para cá, já aconteceram quatro edições do Innovation Day, abordando diferentes temas como inovação, mudanças de mindset, inovação social e metodologias ágeis. O evento se tornou agenda fixa no calendário da empresa e reúne todos os colaboradores para um dia de imersão com duas palestras distintas por edição.

Na mesma época foi implementada a plataforma Office 365, visando modernizar a forma de comunicação da equipe. “A ferramenta possui diversos aplicativos de comunicação, arquivo de dados, mensagens instantâneas e tudo funciona na nuvem e também via mobile”, o que tornou a troca de informações mais ágil e assertiva.

As ações somadas: Innovation Day, Scrum, Office 365 e reuniões de alinhamento da cultura interna, corroboraram no entendimento das mudanças para cada integrante da equipe.

“Esses eventos marcaram o início da nossa transformações. Continuar com eles ativos ajuda a garantir a compreensão do time em relação aos objetivos da empresa”.

Encerra Andreia que participa ativamente das ações e dos projetos da Dimas Construções.

Para acompanhar mais conteúdos sobre inovação na gestão, siga o blog #SeuTempoImporta e redes sociais da @dimasconstrucoes