Construindo o futuro: simplicidade na inovação

Encerrando nossa série Construindo o futuro, apresentamos uma forma criativa que ajudou na agilidade e manutenção de um setor da obra do D/Garden Residence Club.

Obra piloto para receber inovação e tecnologia na Dimas Construções, o D/Garden inovou na gestão de funcionários, atualização de treinamentos, gestão sustentável e também em uma solução criativa e simples no abastecimento dos banheiros.

Segundo o Ministério do Trabalho, os banheiros devem sempre estar com sabonete, papel toalha e papel higiênico. E como funcionava o abastecimento: a equipe de limpeza precisava fazer diversas rondas nos banheiros para verificar o que estava em falta e fazer a reposição. Dessa forma, a garantia de que os itens haviam sido repostos não era exata.

A solução da equipe foi simples:
Com arames da própria obra, foram colocadas três placas na saída da área dos banheiros: de um lado verde e do outro vermelho escrito “em falta”.
Elas ficam sempre em verde. Qualquer funcionário que utilizar o banheiro e perceber que um desses três itens está em falta, na saída, ele pode virar a placa para o lado vermelho. Assim, a equipe de limpeza visualiza a placa e reabastece o item nos banheiros, sem precisar fazer rondas para verificar o que precisa repor.

Com essa simples ideia, os banheiros ficam sempre abastecidos, e a equipe de toda a obra divide a responsabilidade do abastecimento com a equipe de manutenção.