Construindo o futuro: Digitalização do canteiro de obras

Ao tratar sobre a digitalização dos canteiros de obra e suas tecnologias, há um importante estudo realizado pela McKinsey, firma global de consultoria estratégica, que resume o estágio atual do setor.

Estudo McKinsey

Neste estudo fica evidente que o setor da Indústria da Construção está entre os setores menos digitalizados dentre os que foram estudados. Tal situação é refletida corriqueiramente por meio de comentários e comparações de que pouco mudou o canteiro de obra nos últimos 30 anos. Entretanto, na Construtora Dimas as equipes não estão poupando esforços para reverter esse cenário

Nesta semana iremos apresentar soluções e práticas tecnológicas, digitais e inovadoras que nossa equipe está desenvolvendo no canteiro de obras do D/Garden Residence Club.

Destaca-se um projeto em andamento que exemplifica o uso da tecnologia e da digitalização no canteiro de obra, o projeto da Portaria Inteligente, onde uma catraca com controle de biometria permite somente o acesso de funcionários que estão com documentação e treinamentos em dia. 

A partir do momento que o funcionário tem uma pendência na documentação, ele não pode entrar no canteiro.

Eng. Gabriel Sakate
Conheça as soluções inteligentes para o canteiro de obras

Essa medida trouxe maior controle na gestão de funcionários, evitando qualquer tipo de problema legal ou impacto na qualidade da obra. 



Outro projeto que leva tecnologia para o canteiro de obras é o Totem de Treinamentos que faz parte de um programa desenvolvido pelo Centro de Inovação do SESI, o qual se chama SEIF e está sendo implantado pela primeira vez comercialmente no canteiro do D/Garden.

A Eng. Maria Natalia explica como funciona:
“Em uma tela touchscreen, o funcionário procura pelo seu nome e foto, onde estão registrados todos os treinamentos que ele precisa fazer: de qualidade e de segurança. Ele fica assistindo o treinamento até o final e ao chegar no final dá um concluir e dessa maneira fica registrado na ficha dele que ele já concluiu aquele treinamento.”

São realizados também treinamentos coletivos a cada fase da obra, porém o treinamento individual pelo Totem é fundamental para o funcionário se manter sempre atualizado.

Assim, a gente consegue uma agilidade nos treinamentos, sem precisar esperar reunir todos os funcionários para fazer um treinamento, e eles sempre vão estar atualizados com os treinamentos personalizados para cada função e cargo da obra.

Engenheira responsável pela obra, Eng. Maria Natalia de Dios. 
Totem de Treinamentos

” E agora estamos integrando o totem de treinamentos com a catraca. Resumindo, os dois softwares se comunicam: o primeiro é a plataforma gestão da documentação dos funcionários onde é concentrada toda parte documental dos colaboradores e das empresas terceiras (totem de treinamentos). E o segundo é a plataforma de gestão de acesso que habilita ou não a entrada dos colaboradores (portaria inteligente). Tudo isso está sendo feito com base nos requisitos levantados pela equipe de obra”, explica Gabriel Sakate.

Conteúdo criado a partir de artigo de Gabriel Sakate, Auxiliar Técnico de Engenharia e Inovação Dimas Construções e de entrevista com a Engenheira Maria Natalia de Dios, responsável pela obra do empreendimento D/Garden Residence Club.