D/Spot.: Jovita Torrano e Espaçonovo assinam área comercial

Jovita Torrano, diretora e sócio proprietária do Espaçonovo

Reconhecidos por importantes projetos no Brasil, principalmente em São Paulo, o escritório de arquitetura Espaçonovo é agora parceiro da Dimas Construções! E o primeiro projeto juntos já tem seu lançamento confirmado ainda no primeiro semestre deste ano.

Especializado em projetos de varejo, desde a criação do conceito até a implantação, o escritório foi responsável por trazer a franquia Eataly para o Brasil e por toda a ambientação do espaço que é referência em São Paulo. Ainda assina os projetos arquitetônicos e ambientação do St. Marche e de outros importantes trabalhos. 

Jovita Torrano conta sobre o novo empreendimento em parceria com a Dimas

De maneira sempre bem humorada, recebemos a visita de Jovita Torrano, diretora e sócia fundadora do Espaçonovo, para conhecer os empreendimentos Dimas e a região onde será o novo projeto. Durante a manhã visitamos o Parque Linear do Córrego Grande, protagonista do projeto para a Espaçonovo, passamos também por algumas ruas do bairro e conversamos sobre nossas aspirações para o local.

Naquele dia a gente passou uma manhã no Parque e tinham crianças, senhoras passeando, gente andando de bicicleta… toda uma vida ali, no Parque, muito gostosa de ver.

Jovita Torrano sobre o Parque Linear do Córrego

A tarde, visitamos alguns dos mais recentes empreendimentos Dimas, como D/One e a Acate Dowtown, onde Jovita disse ficar impressionada – o que nos deixou extremamente felizes. “Fiquei impressionada pela busca de qualidade e soluções inovadoras em arquitetura e engenharia que deixou a gente muito animado para propor coisas inovadoras para o nosso projeto”, disse Jovita sobre a visita ao D/One Home Design, Acate Downtown e outros projetos Dimas Construções

Após semanas de trabalho, Jovita retornou a Floripa para apresentar a proposta do projeto que integra uma área comercial a de serviços no térreo do novo empreendimento que ainda conta com duas torres residenciais. 

O briefing foi criar o conceito de uma área comercial com ligação entre a rua e o parque, de forma a convidar tanto quem passa pela rua principal do bairro, quanto quem passeia pelo Parque. Sendo assim um local que terá muita vida de quem mora ou se locomove pelo Córrego Grande. 

A ideia principal que norteou o projeto foi essa integração do Parque com a rua. A ideia é que a gente pudesse convidar o pedestre a entrar no centro comercial, quase como fazendo uma continuação da rua. A galeria teria uma proposta urbana e assim o pedestre poderia chegar no parque e também fazer o contrário: vir dos empreendimentos pelo parque e chegar na rua como um passeio mesmo.

Jovita fala sobre o conceito da área comercial do novo empreendimento Dimas Construções no Córrego Grande.


Jovita detalha um pouco mais a proposta do conceito para área comercial:

“É um empreendimento que convida você a entrar. Ele tem algumas linhas orgânicas como se te abraçassem. É um lugar de convivência e de estar e depois ele desemboca tanto fisicamente quanto visualmente no parque. A gente tentou utilizar isso criando varandas superiores que possa integrar tanto quem está na área de serviços (mezanino) quanto o usuário da área comercial (térreo), sendo dois momentos diferentes.”

Como dizem aqui, a ideia é a gente transformar o local no centrinho do Córrego Grande.


O projeto segue em desenvolvimento e é uma parceria entre diferentes escritórios de arquitetura. O projeto do empreendimento é assinado por Nelson Teixeira, com área comercial da Espaçonovo e as áreas comuns do residencial estão sendo trabalhadas pelos escritórios Desterro Arquitetos e Beatriz Zeglin.