Utilize a tecnologia a seu favor


Com o uso diário dos nossos smartphones, podemos ter um assistente para tudo o que é preciso fazer no dia ou um ajudante a perder horas que passam sem nenhuma produção efetiva. Vilão ou mocinho, o celular é apenas uma ferramenta e seu uso depende exclusivamente das nossas decisões. 

Vivemos com dinâmicas muito diferentes hoje em dia. Existe uma aceleração e ansiedade no ar, nos posts e nas mensagens que trocamos. Tudo é para ontem, e precisamos sempre saber mais. Sabemos também que é difícil manter o equilíbrio entre o uso consciente e produtivo de um smartphone e o uso desenfreado e sem critérios como fuga da realidade. E por isso, montamos este post com dicas que encontramos para você utilizar da melhor maneira essa ferramenta incrível.

  • Estabeleça metas de uso – Utilize algum aplicativo para contar o tempo que passa utilizando o celular. Alguns deles até separam o tempo por tipo de uso, como o tempo de cada aplicativo aberto. Você pode estabelecer metas e próprio telefone avisa quando passar do horário estipulado. Identificar quanto tempo passamos utilizando o celular, pode ser uma forma poderosa para mudar um comportamento.
  • Fique off-line – Muitas tarefas exigem concentração. Estudar, escrever, analisar dados… todas essas atividades são prejudicadas a cada olhada nas notificações. a cada interrupção, perdemos tempo e concentração, o que nos faz levar muito mais tempo para concluir as tarefas.
  • Desative as notificações – É libertador! Experimente desativar as notificações de Instagram, Facebook ou Twitter e perceba a mudança na sua produtividade. Para a boa gestão do tempo, delimite um horário do dia e abra as redes sociais apenas nesse momento. Extra: deixe o celular no silencioso, assim você vai desapegando da vontade de conferir a cada vibração ou toque.
  • Carregue o telefone longe da cama – Sim! Quando vamos dormir, estamos começando a relaxar o corpo e a mente. Ao deixar o celular carregando próximo de nós, podemos querer olhar as últimas atualizações antes de dormir e acabar por perder minutos sem perceber e aumentar o nível de ansiedade justo em um momento importante para nosso corpo: descanso. Por outro lado, ao acordar, pode também ser a primeira coisa que fazemos: olhar o que o celular nos oferece de informações ou entretenimento sem nem se espreguiçar direito. A dica de carregar o celular longe da cama ajuda você a dormir no horário certo, mais tranquilo e ainda na produtividade da sua manhã no dia seguinte.

Experimente colocar essas dicas em ação e mantenha o foco. Seja gentil com você e, principalmente, dê o valor que o celular merece como ferramenta para otimizar o seu dia e a sua produtividade e não desgastar, gerar desconforto ou ansiedade. Tenha um tempo maior e melhor para viver.

Para mais conteúdos sobre gestão de tempo e produtividade a partir do uso consciente da tecnologia, acompanhe nossas publicações aqui no blog.